segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Porque Devem Os Alunos Utilizar um Blogue?

1. Esta é a primeira vez que penso acerca da criação e utilização de um blogue, talvez porque nunca tive necessidade de utilizar.
Do que tenho conhecimento o blogue pode ser aplicado para publicar conteúdos que se referiram a mim e ao meu trabalho.
É um espaço pessoal, porém, destinado a estabelecer comunicação com amigos e desconhecidos interessados nas minhas ideias.
A utilidade resume-se a ser um transporte do que eu faço e que seja de interesse de outros, como a partilha de pensamentos e a troca de impressões entre mim e os visitantes, Na minha opinião é relevante que os visitantes não deixem de comentar!

2.Os blogues têm um  papel importante na educação devido a se tratar de um meio de comunicação de fácil criação e acesso, apresenta funcionalidades como comentários, arquivos. Podem serem pessoais ou colectivos, pode-se discutir temas de caracter escolar entre turmas ou grupos, com a intervenção dos professores. Valoriza o criador do blogue, através da comunicação a outros utilizadores com temas preferidos, opiniões, trabalhos realizados. O aluno obtem mais responsabilidade acerca do que pretende publicar, desencadeando uma pesquisa mais aprofundada e precisa do que vai colocar para consulta no seu blogue. Torna-se mais fácil a aprendizagem devido a se ter acesso a outras prespectivas.
3. Para a criação de um blogue facilita se o utilizador tiver alguns conhecimentos de informática, no entanto tambem vai apoiar o utilizador a obter mais conhecimentos, até porque quando mais se utilizar o computador mais experiencia se vai obter. É importante que a utilização do computador seja constante, para inovar e alimentar conhecimentos e as ideias.
4. O aluno ao pesquisar e descrever as suas ideias no seu blogue, vai originar uma comunicação universal, onde outros tambem vão comentar e sujerir novos meios de pesquisa para determinado assunto. Com a intervenção de outras culturas é possivel novas aprendizagens e ensinamentos por parte do aluno. Este através do seu blogue constroi de várias maneiras a forma como vê e sente o mundo.