segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diagnostica As Tensões Institucionais Entre o Desenvolvimento e a Sustentabilidade, Relativamente à Exploração e Gestão De Recursos Naturais

A tensão entre o desenvolvimento e a sustentabilidade é bem evidente no conceito de desenvolvimento sustentado, "normalmente definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades".


1. Este conceito de desenvolvimento é recente. Situa-o historicamente recorrendo aos recursos de uma editora escolar.

O conceito "Desenvolvimento Sustentado" nasce no ano de 1992, na conferencia realizada no Rio de Janeiro, organizada pelas Nações Unidas. O principal tema debatido foi o ambiente e o desenvolvimento, esta foi também uma conferencia que ficou conhecida como a cimeira da terra. 
As décadas anteriores a 90 tiveram grande crescimento económico, com consequencias devastadoras para o meio ambiente (poluição, destruição das florestas, extinção de expecies animais e vegetais). A consciência ecológica nas populações começou a ser visível nos anos de 70 a 80, tendo sido possível exercer pressão sobre os responsáveis políticos para que fossem tomadas iniciativas de preservação do ambiente.


2. Volta a situar historicamente o conceito recorrendo ao conhecimento social construído utilizando a Internet. (Sugestão: Wikipédia) Compara as duas respostas quanto à sua fundamentação, observando como se constrói hoje o conhecimento.

A informação disponibilizada pelo Wikípédia descreve o seguinte:
O Desenvolvimento sustentável é um conceito sistémico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental.Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.
Ambos os sites contêm informações credíveis, sendo que ao consultar o Infopédia a informação apresentada representa a informação que consta em livros/enciclopédias e forma resumida. No Wikipédia encontra-se a mesma informação, no entanto esta contem mais detalhes e conteúdos, sendo possível a inserção de informação a qualquer utilizador (desde que registado no site). Desta forma permite que o conhecimento social progrida e se torne mais abrangente.

3. Verifica que antes da crise de 2008, Portugal aprovou a sua Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentado até 2015, ENDS 2015, e respectivo Plano de Implementação, PIENDS. A Resolução do Conselho de Ministros nº 109/2007, de 20 de Agosto Backup deu origem ao site www.desenvolvimentosustentavel.pt que ainda se encontra em construção, porque muito provavelmente terá sido esquecido após a Crise Financeira de 2008.
Justifica a opção de esquecimento do PIENDS na economia portuguesa.

A crise de 2008 arrastou o plano de implementação PIENDS para a suspensão por tempo indeterminado. A necessidade de se injectar milhões de euros na banca devido ao atraso significativo em comparação com os restantes países da Europa. O governo Português tem tomado acções de contenção de custos para evitar que o país aumente a sua divida externa e entre em banca rota.


4. O desenvolvimento sustentável é da responsabilidade de todos.
Refira as responsabilidades das diferentes instituições - Estado/Governo, empresas, escola e famílias - relativamente à exploração e gestão dos recursos naturais.

É da responsabilidade do estado/governo adoptarem estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável (ENDS) desenvolvendo diferentes políticas, sociais, económicas e ambientais e pondo em prática os respectivos planos de implementação.
É da responsabilidade das empresas adoptar processos e procedimentos de forma a reduzirem os níveis de poluição.

É da responsabilidade das escolas e das famílias, adoptarem comportamentos de reutilização de bens/produtos, contenção na utilização da água e electricidade, passar a informação de como podem ser aplicados estes comportamentos e as consequencias de que se nada for feito em relação á preservação dos recursos naturais o planeta correrá o risco de insustentabilidade.

5. Compare a atitude do Governo português com a do Governo brasileiro, que vai apresentando os resultados da sua estratégia de desenvolvimento num site, quantificando as metas em relação aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

A política de Cooperação Portuguesa e de Ajuda Pública ao Desenvolvimento é coordenada, super visionada e dirigida, desde Janeiro de 2003, pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P. (IPAD). O IPAD, I.P. tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar as actividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas que participem na sua execução.

O Brasil vem desenvolvendo, desde 2009, o projecto de monitorização dos objectivos de desenvolvimento do milénio. O projecto tem por objectivo principal a elaboração de indicadores e relatórios de acompanhamento do cumprimento dos objectivos de desenvolvimento do milénio. O projecto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Económica Aplicada.



6. "Espanha tem interesses contraditórios aos de Portugal e beneficia do facto dos rios nascerem em Espanha, tendo vindo a diminuir significativamente as disponibilidades de água afluentes de Espanha nos últimos anos, face ao crescimento da utilização de água na parte espanhola das bacias hidrográficas. No futuro, as afluências de Espanha, bem como os escoamentos gerados em Portugal podem ainda vir a ser afectados em consequência da crescente derivação de caudais em Espanha, das transferências de água entre bacias hidrográficas e das mudanças climáticas".
Fonte: http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Agua/TextoSintese/Antecedentes/
Discuta a relevância da gestão da água para a sociedade portuguesa no quadro da dependência de Espanha e das alterações climáticas, com normas ditadas pela UE.









terça-feira, 23 de agosto de 2011

Relações De Poder e Instâncias Mediadoras Na Introdução e Uso Dos Equipamentos e Sistemas Técnicos

1. Relacione a obsolescência programada e a obsolescência perceptiva como processos de encurtamento do ciclo de vida dos produtos incompatíveis com o desenvolvimento sustentável.


A obsolescência programada é a designação que define a durabilidade de um produto ou bem que é programado para ter uma vida curta, com o objectivo de que o utilizar/comprador adquira estes produtos com alguma regularidade e tenha que os substituir, por exemplo devido a estes deixarem de funcionar.
Existe o exemplo das máquinas de lavar roupa que são projectadas para durar +-5 anos, obrigando assim ao consumidor adquirir nova máquina quando esta avaria.

A obsolescência perceptiva é a redução da vida útil dos produtos quando estes ainda se encontram em funcionamento. Os criadores destes produtos aproveitam para lançar os produtos com aparências inovadoras, mantendo as principais funcionalidades dos que acabam por ser considerados ultrapassados. O consumidor é levado pelo modernismo acabando por adquirir um produto identico ao que já tinha. 
Verifica-se este tipo de obsolescência por exemplo no pronto a vestir (moda).
A durabilidade elevada dos produtos em geral, levaria à insustentabilidade no mercado devido ao baixo lucro que os fabricantes teriam na comercialização.


2. Enquadre a descontinuação dos produtos na perspectiva da questão anterior.


Com o avanço da tecnologia e o lançamento cada vez mais acelerado de novos produtos, tem-se uma infinita gama de produtos disponibilizados no mercado. Actualmente, para uma empresa se tornar competitiva no mercado, deve estar sempre a renovar os seus produtos. Os fabricantes aplicam estratégias da descontinuidade dos seus produtos dentro do ciclo de vida do produto.

3. Problematize estas questões tendo em consideração os Direitos do Consumidor.

Estas questões podem surgir de forma problemática para o consumidor e fabricante.
Na maioria das vezes os produtos necessitam, apenas, de uma pequena reparação ou da substituição de peça, mas como os produtos saíram do mercado e já não se fabricam essas pequenas peças, os produtos ficam inutilizados tendo que ser substituídos por novos dando assim continuação ao ciclo do consumo.No entanto, os direitos do consumidor existem para salvaguardá-lo destes e de outros problemas que possam surgir.
O fornecedor é obrigado a facultar ao consumidor o acesso a todos os dados referentes aos produtos que deseje adquirir. Isso inclui a informação sobre preços, composição dos produtos, duração dos mesmos, garantias e assistência pós-venda. Estas informações tem por objectivo prevenir os abusos dos prestadores de bens e serviços e proteger o
consumidor de interesses económicos.
Só depois de informado e estando de acordo com todos os dados fornecidos, o consumidor, deverá/poderá assinar o contrato de compra. No entanto, se houver incumprimento do contrato por parte do prestador de serviços, o consumidor pode:


->Exigir o cumprimento integral
->Rescindir o contrato
->Declarar ao fornecedor que o acordo perde o efeito
->Pedir o reembolso de todos os valores entregues
->Solicitar uma indemnização ou compensação pelo prejuízo sofrido



4. A garantia dos equipamentos é assegurada pelos fabricantes independentemente dos vendedores. Refira o papel da garantia na defesa dos direitos do consumidor.

A garantia associada ao produto aplicada pelo fabricante é uma medida aplicada para a protecção dos direitos do consumidor. Quando os equipamento adquiridos revelam defeitos, o consumidor pode exigir a sua substituição, a reparação do defeito, a redução do preço, a extinção do contrato ou a devolução do montante pago.
No entanto conforme os equipamentos existem prazos para comunicar defeitos detectados. Dois meses se a irregularidade envolve um bem móvel e dois anos se envolvem um bem imóvel. Sempre que é reportado um problema no equipamento ou serviço o prazo da garantia é suspenso, sendo reiniciado assim que a irregularidade for resolvida. O fornecedor ou prestador de serviços tem trinta dias para reparar o defeito do bem ou serviço em causa.

Existem tambem garantias que são asseguradas pelo vendedor no primeiro mês após a compra e nos meses seguintes até findo o período da garantia, é assegurada pelo fabricante.


5. Os equipamentos têm registado uma evolução histórica no sentido de aproximação à satisfação das necessidades do homem. Refira-se à necessidade que as empresas têm de “escutar” os consumidores para melhorar os produtos.

Devido à evolução dos equipamentos e à competitividade entre as empresas, cada vez mais é necessária uma apróximação ao consumidor. O desenvolvimento de estratégias de retenção de clientes estão associadas algumas vantagens para as empresas, nomeadamente: aumento da frequência das relações negociais, aumento do volume de negócios, redução de custos devido à diminuição da rotação dos clientes e clientes inactivos que podem novamente ser clientes activos.
Existem algumas regras criadas pelas empresas para obterem vantangens mais competitivas:
  • O relacionamento com o cliente é da responsabilidade da empresa.
  • Qualquer reclamação ou conflito por parte do cliente é provocado por uma falha empresarial, pelo que tem de ser analisada e resolvida.
  • A empresa deve perguntar-se constantemente o que pode ser feito para facilitar e melhorar a vida de seus clientes.
  • Ouvindo os clientes, as empresas podem se beneficiar e passar a ser voz activa no mercado.
6. Os produtos vão-se complexificando, exigindo do consumidor demasiados conhecimentos especializados que poucos têm paciência para adquirir. Por exemplo, a diversidade de lâmpadas no mercado é hoje enorme. Mostre que o conhecimento social é uma alternativa inteligente à impossibilidade de domínio técnico de todas as áreas.
O conhecimento social é o conhecimento sobre o que é criado pelas culturas e acontece através da interacção com as outras pessoas e o meio ambiente. Na sociedade de conhecimento em que hoje vivemos, pode ser uma alternativa a utilizar para identificar o produto adequado.         
Através da conhecimento social é possivel comparar as carateristicas dos produtos, preços, locais de venda e etc.


7. Verifique que o desempenho de um equipamento ao longo de um certo período de tempo, depende de factores intrínsecos e de factores extrínsecos.
O telemóvel para o seu bom desempenho depende de factores intrínsecos, marca (a qualidade dos componentes do aparelho) e extrínsecos (tipo de ambiente onde o aparelho é colocado) .

8. Em alguns equipamentos é importante que a sua fiabilidade seja de 100%, isto é, que estes não falhem durante o período de funcionamento. Apresente exemplos que mostrem que a tolerância de falhas varia com as situações. 

Na compra de um esquentador é vital que seja 100% fiável (característica da confiança, é a qualidade de algo que tem extrema confiança. Se algo ou alguém passa segurança e confiança, então temos a fiabilidade) porque, dessa segurança, depende a vida dos residentes na habitação onde este é montado.
Asegurança depende o bom funcionamento do sistema de ligação do gás, da condução do vapores entre outros.
Para que o sistema de gás funcione através do esquentador é necessário a visita de técnicos qualificados/certificados para que estes possam garantir o funcionamento a 100%.


9. Justifique a popularidade de sites relacionados com
queixas dos consumidores.

De dia para dia o número de utilizadores da internet aumenta, e a utilização de sites relacionados com queixas dos consumidores tambem vão aumentado a sua popularidade. Através deste interface é possivel qualquer cidadão registar/comentar as suas reclamações, dando a conhecer a se a partilhar toda a informação. Assim é possível avaliar a qualidade de determinado produto/empresa/marca através das reclamações existentes.
As queixas podem ser registadas a qualquer hora e em qualquer lugar, permitindo mais rapidez na constituição da queixa e quem sabe da resolução da mesma