segunda-feira, 4 de abril de 2011

Equipamentos Domésticos

Com a evolução das sociedades modernas, cada vez mais a mulher deixa de ser a potencial utilizadora dos electrodomésticos. Cada vez mais o sustento da família é repartido pela mulher e pelo homem, tornando com que as tarefas domésticas também sejam divididas.
No entanto tendo em conta as tradições políticas, culturais e sociais extremamente enraizadas dificulta à mulher conseguir equilibrar responsabilidades familiares e profissionais e atingir igualdade com o homem no mercado de trabalho.
A evolução dos equipamentos domésticos apresenta-se pela simplicidade de utilização dos mesmos.
Se há 20 anos atrás uma máquina tinha imensos botões:

  
Hoje com ecrãs digitais a quantidade de botões está bastante reduzida:











 

Segue uma comparação entre duas Máquinas de Lavar Roupa:

          
                                                                                                              
Marca
Bosch
Hoover
Modelo 
WAQ 2031 XEE
VHD 810/2
Cor
Inox
Branco
Altura
84,7 Cm
85 Cm
Largura
60 Cm
60 Cm
Profundidade
59 Cm
52 Cm
Peso
68 Kg

Tipo de Carga
Frontal
Frontal
Velocidade de Centrifugação
1000rpm
1000rpm
Eficiencia Energetica
 A 
A
Consumo Energético
1,05 Kwh
0,73Kwh
Consumo de Aguas
42 Lts
33 Lts
Centrifugação
Regulação e Exclusão
Regulação e Exclusão
Capacidade de Lavagem
7 Kg
8 Kg
Outras Caracteristicas
Controlo de Equilibrio; Controlo de Espuma; Sistema de Protecção água
Aqua Stop;Lavagem à Mão; Programa Lãs; Programa Rápido;Controlo electronico;Reconhecimento automático da carga
Programas
Lavagem Manual; Lãs; Ropua branca e de cor;Roupa delicada; Roupa Sintética
Engomar Fácil, Inicio Diferido (3-6-9), Selecção da centrifugação, Regulação da temperatura e Pré-lavagem

                                         
Para ter em conta os custos ambientais na utilização dos electródomésticos é necessário que antes de efectuar a compra analise as suas caracteristicas e formas como pode ajudar o ambiente.
Nos dias de hoje todos os electrodomésticos que se encontram à venda têm disponível a informação do consumo energético, como segue no exemplo:



Consumo:



A - B - C: muito económico e muito eficiente
D: valor intermédio
E - F - G: pouco económico e pouco eficiente



Volume:

Abaixo de 52 decibeis - Máquina bastante silenciosa
Entre 52 e 55 decibeis - Máquina silenciosa
A partir de 56 decibeis - Máquina ruidosa
Em relação à utilização da Máquina de Lavar Roupa deve-se ter em conta exactamente a quantidade de roupa que precisa de lavar e a frequência de lavagem.
Se o costume é juntar pouca quantidade de roupa suja e o espaço para estender não é um problema, provavelmente não precisara de uma máquina com função de secagem.
Mas se a família é numerosa e a casa pequena demais para que toda a roupa seque normalmente, então é sugerida uma máquina de lavar e secar.
Qualquer que seja o caso, optar por um modelo eficiente nas suas funções, económico, silencioso, seguro e fácil de utilizar.
Uma das caracteristicas inovadoras que apoiam o utilizador em relação aos custos ambientais são os seguintes programas:



·  Meia carga - Permite reduzir o consumo de água e de energia, no caso de se lavar pouca roupa.

·  Identificação da carga - Sistema electrónico que identifica a quantidade e o tipo de roupa, adequando automaticamente a quantidade de água e consumindo menos energia.



É possível também adquirir electrodomésticos produzidos com material reciclado, basta procura-los, estes são tão eficientes como todos os outros.

·  Detergentes - Utilizar apenas a quantidade de detergente recomendada para cada lavagem. Caso contrário, além de desperdiçar dinheiro e de danificar a roupa, também está a prejudicar o ambiente. O mesmo é aplicável em relação à lixívia.




DICAS DE SEGURANÇA DA EDP:

Cabos e Tomadas

Ligações múltiplas

- Não recorra a fichas de tomada tripla, pois as tomadas da instalação não estão preparadas para uma sobrecarga de corrente eléctrica tão grande.
- Ao ligar vários aparelhos, utilize tomadas múltiplas ou uma extensão que contenha o número de tomadas que pretende.
- No caso de aparelhos de potência elevada, como aquecedores,mantenha as extensões desenroladas.
  
Tomadas danificadas 
- Todas as tomadas danificadas e interruptores defeituosos devem ser imediatamente substituídos, pois constituem perigo para a segurança de pessoas e da instalação.
Nunca introduza objectos metálicos nas tomadas. 

Manutenção dos cabos
- Caso verifique que os cabos estão danificados, substitua-os de imediato.
- Nunca transporte os aparelhos pelo cabo, mas sempre pela base.
- Evite deixar cabos ocultos debaixo de alcatifas, pois torna-se difícil detectar e reparar avarias. 

Ligar e desligar

- Para desligar um aparelho da tomada, puxe pela ficha e não pelo cabo eléctrico.
- Ao utilizar uma extensão, ligue-a primeiro ao aparelho e só depois à tomada. Para desligar, proceda inversamente.

Segurança para as Crianças
- Para evitar que introduzam os dedos nas tomadas, instale tomadas com alvéolos protegidos ou aplique protectores próprios.
- Sempre que se afastar das crianças, desligue os aparelhos que produzem calor, como o ferro de engomar e as placas eléctricas.
- Prefira brinquedos eléctricos seguros que, em regra, são equipados com um transformador que reduz a tensão a um valor inofensivo.

Aparelhos Eléctricos
Quando comprar

Antes de comprar qualquer aparelho verifique: se possui a certificação de conformidade europeia (CE); se as instruções estão em português; se o produto possui uma garantia de serviço de assistência técnica em Portugal; as indicações da etiqueta de eficiência energética: os aparelhos de classe A são mais económicos pois, apesar de serem mais caros, têm um consumo mais reduzido.
Ao instalar
Antes de instalar o aparelho assegure-se de que este está em bom estado. Leia detalhadamente as instruções de uso e cumpra todos os requisitos mencionados.

Ligações especiais
Certos aparelhos necessitam de ser ligados à terra. Se a ficha for própria para ligação à terra, ligue-a sempre a uma tomada de ligação à terra. Em aparelhos sensíveis, como por exemplo computadores, scanners e impressoras, instale dispositivos de protecção contra sobretensões, minimizando o risco de danos.

Alertas
Se, ao utilizar um aparelho eléctrico, sentir formigueiro, desligue-o imediatamente e mande repará-lo. Certos aparelhos como microondas, frigoríficos, arcas frigoríficas e combinados, devem ser instalados a uma certa distância da parede para evitar o sobre aquecimento. Se verificar a existência de fumo ou cheiro, desligue-o de imediato e contacte um técnico.

Importante
Afaste papéis e cortinados dos aparelhos de aquecimento, pois o seu calor pode provocar incêndio.

Cuidados na reparação
Sempre que reparar um aparelho eléctrico, desligue-o da tomada ou desligue o respectivo circuito eléctrico. Se faltar energia, actue como se as suas instalações estivessem permanentemente em tensão pois o fornecimento pode ser reestabelecido a qualquer instante.

A COMPRA ON-LINE DE ELECTRODOMÉSTICOS

Factores de Perigo

A Internet é uma das boas alternativas para quem não quer estar nas habituais filas dos centros de comerciais. Mas os perigos virtuais que se escondem nas lojas on-line podem ser piores do que filas.
 É possível aceder às palavras-chave dos utilizadores, roubar os dados dos cartões de crédito e utilizá-los para fazer compras, esgotar a capacidade de crédito e destruir a  reputação on-line, muito antes das vítimas darem sequer conta do que está a acontecer.

Cuidados a Ter
  • A procura de sites confiáveis é uma das principais regras para se fazer compras através da Internet.
  • Os sites devem ser bem estruturados, com informações claras sobre os preços e contactos telefónicos para o caso de surgir alguma dúvida ou problema.
  • Verificar a presença de símbolos de segurança presentes no link (um cadeado) no  browser ou o selo de segurança «Hacker Safe» . Estes sinais servem para evitar que os cibernautas caiam no conto do vigário e façam compras em páginas falsas, que apenas têm o intuito de roubar os dados pessoais das contas bancárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário