segunda-feira, 2 de maio de 2011

Equipamentos - Principios de Funcionamento

A obsolescência programada é o planejamento de um produto, para este ter uma vida curta, prejudica o ambiente e o consumidor que o adquir.
A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida de determinado produto mesmo que este ainda esteja em condições para ser utilizado.Este tipo de produto e nada mais que uma estretégia de mercado para que os consumidores tenham sempre a tendencia em adquir um produto mais moderno.
A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida de determinado produto mesmo que este ainda esteja em condições para ser utilizado.
Os fabricantes lançam produtos com visuais mais modernos dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados.


 Na criação dos produtos já é pensada de forma a que no futuro estes sejam substituidos por outros mais modernos. Tratam-se de esquemas de marketing para permitir que o consumo se torne mais intenso, viciando o consumidor em compras e as vendas estejam sempre a acontecer.

Os direitos do consumidor são uma proteção para o consumidor, através da divulgação de informação sobre a qualidade dos bens e serviços e através do exercício de pressão sobre as entidades públicas com o objetivo de defender os direitos dos consumidores, qualquer individuo pode ter acesso a esses direitos, desde que se conscialize que eles existem e como devem/podem ser aplicados.


Um individuo que hoje vive numa sociedade globalizada, é cercado de informação por todos os lados, fazendo com que esteja sempre atento se manter actuzalizado.
Nesta sociedade de consumismo é necessário estar sempre atento ao jogo do consumo, uma vez que a cultura consumista também é a cultura do excesso, implicando que a oferta de mercadoria é muito maior que a procura.

Na compra de equipamentos nos dias de hoje, em geral estes contemplam uma garantia que é suportada pelo fabricante desse equipamento, isto é, quando o produto adquirido e depois de entregue, apresenta um defeito, o fornecedor tem um prazo de até 30 (trinta) dias para resolver o problema, conforme previsto no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, contudo, passado este prazo sem que o produto tenha sido reparado, o Consumidor tem direito a:

  • obter um abatimento no preço, ou
  • trocar o produto por outro igual ou equivalente, ou ainda,
  • a devolução do valor pago, corrigido monetariamente, sem prejuízo de se ressarcir de eventuais perdas e danos decorrentes do defeito do produto.
É importante observar que dentro deste prazo de 30 (trinta) dias o consumidor não pode exigir a troca do produto, pois o fornecedor tem este prazo para reparar o produto e entregá-lo em perfeito estado para o consumidor, entretanto as peças eventualmente substituídas passam a gozar de novo prazo de garantia.

Este processo só é possivel devido à existencia dos direitos do consumidor, que não só disponibiliza direitos aos consumidor como tambem ao fabricante. Só desta forma é possível resolver o problema sem prejudicar nenhuma das partes.

Conhecer o mercado e identificar as oportunidades, estimular o interesse sobre um determinado produto, avaliar as forças dos concorrentes são análises efectuadas para cada empresa chegar mais perto do consumidor.
As empresas têm necessidade de mudar/inovar os seus produtos conforme a mudança que se verifica na sociedade em geral, as necessidades das pessoas alteram-se perante os anos e a transformação de tendência.
A identificação de como se processa a escolha dos produtos, das marcas e lojas é de
fundamental importância. Entender como ocorrem os processos de escolha em cada categoria
de produto, em cada faixa etária e social se torna, portanto de extrema relevância. O conhecimento social por parte das empresas é crucial para colocarem em prática o plano vendas em determinado grupo de consumidores, a publicidade e os produtos são destacados com uma análise prévia.

Um período de vida de um aparelho está condicionado a dois tipos de factores:

Intrínsecos: Factores relacionados com o material pelo qual é feito.

Extrínsecos: Factores relacionados com as acções/comportamentos que o utilizador tem quando o utiliza.

Estes factores estão sempre associados a todos os aparelho, cabendo a cada um de nós optar por adquir e manter determinado equipamento para que a vida deste seja prolongada.

Todos os aparelhos têm a sua importancia, e todos eles que por algum motivo tem uma falha no seu bom funcionamento, torna-se sempre constragedor para o utilizador, no entanto existem aparelhos que a avaria é mais incoveniente. Fazendo uma pequena comparação, verifica-se por exemplo o unico frigorifico lá de casa, acabado de ser carregado com alimentos frescos, avaria, deixa de refrescar, em pleno verão, o que fazer a todos aqueles alimentos enquanto se avalia  se é preferivel o arranjo ou comprar um novo?! As consequencias desta avaria podem ser bastantes dificeis de tolerar. Ja uma avaria numa máquina de lavar louça, será sempre mais tolerável, isto porque é possivel ter acesso a uma alternativa de forma mais tolerante.


Sem comentários:

Enviar um comentário