segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diagnostica As Tensões Institucionais Entre o Desenvolvimento e a Sustentabilidade, Relativamente à Exploração e Gestão De Recursos Naturais

A tensão entre o desenvolvimento e a sustentabilidade é bem evidente no conceito de desenvolvimento sustentado, "normalmente definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades".


1. Este conceito de desenvolvimento é recente. Situa-o historicamente recorrendo aos recursos de uma editora escolar.

O conceito "Desenvolvimento Sustentado" nasce no ano de 1992, na conferencia realizada no Rio de Janeiro, organizada pelas Nações Unidas. O principal tema debatido foi o ambiente e o desenvolvimento, esta foi também uma conferencia que ficou conhecida como a cimeira da terra. 
As décadas anteriores a 90 tiveram grande crescimento económico, com consequencias devastadoras para o meio ambiente (poluição, destruição das florestas, extinção de expecies animais e vegetais). A consciência ecológica nas populações começou a ser visível nos anos de 70 a 80, tendo sido possível exercer pressão sobre os responsáveis políticos para que fossem tomadas iniciativas de preservação do ambiente.


2. Volta a situar historicamente o conceito recorrendo ao conhecimento social construído utilizando a Internet. (Sugestão: Wikipédia) Compara as duas respostas quanto à sua fundamentação, observando como se constrói hoje o conhecimento.

A informação disponibilizada pelo Wikípédia descreve o seguinte:
O Desenvolvimento sustentável é um conceito sistémico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental.Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.
Ambos os sites contêm informações credíveis, sendo que ao consultar o Infopédia a informação apresentada representa a informação que consta em livros/enciclopédias e forma resumida. No Wikipédia encontra-se a mesma informação, no entanto esta contem mais detalhes e conteúdos, sendo possível a inserção de informação a qualquer utilizador (desde que registado no site). Desta forma permite que o conhecimento social progrida e se torne mais abrangente.

3. Verifica que antes da crise de 2008, Portugal aprovou a sua Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentado até 2015, ENDS 2015, e respectivo Plano de Implementação, PIENDS. A Resolução do Conselho de Ministros nº 109/2007, de 20 de Agosto Backup deu origem ao site www.desenvolvimentosustentavel.pt que ainda se encontra em construção, porque muito provavelmente terá sido esquecido após a Crise Financeira de 2008.
Justifica a opção de esquecimento do PIENDS na economia portuguesa.

A crise de 2008 arrastou o plano de implementação PIENDS para a suspensão por tempo indeterminado. A necessidade de se injectar milhões de euros na banca devido ao atraso significativo em comparação com os restantes países da Europa. O governo Português tem tomado acções de contenção de custos para evitar que o país aumente a sua divida externa e entre em banca rota.


4. O desenvolvimento sustentável é da responsabilidade de todos.
Refira as responsabilidades das diferentes instituições - Estado/Governo, empresas, escola e famílias - relativamente à exploração e gestão dos recursos naturais.

É da responsabilidade do estado/governo adoptarem estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável (ENDS) desenvolvendo diferentes políticas, sociais, económicas e ambientais e pondo em prática os respectivos planos de implementação.
É da responsabilidade das empresas adoptar processos e procedimentos de forma a reduzirem os níveis de poluição.

É da responsabilidade das escolas e das famílias, adoptarem comportamentos de reutilização de bens/produtos, contenção na utilização da água e electricidade, passar a informação de como podem ser aplicados estes comportamentos e as consequencias de que se nada for feito em relação á preservação dos recursos naturais o planeta correrá o risco de insustentabilidade.

5. Compare a atitude do Governo português com a do Governo brasileiro, que vai apresentando os resultados da sua estratégia de desenvolvimento num site, quantificando as metas em relação aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

A política de Cooperação Portuguesa e de Ajuda Pública ao Desenvolvimento é coordenada, super visionada e dirigida, desde Janeiro de 2003, pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P. (IPAD). O IPAD, I.P. tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar as actividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas que participem na sua execução.

O Brasil vem desenvolvendo, desde 2009, o projecto de monitorização dos objectivos de desenvolvimento do milénio. O projecto tem por objectivo principal a elaboração de indicadores e relatórios de acompanhamento do cumprimento dos objectivos de desenvolvimento do milénio. O projecto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Económica Aplicada.



6. "Espanha tem interesses contraditórios aos de Portugal e beneficia do facto dos rios nascerem em Espanha, tendo vindo a diminuir significativamente as disponibilidades de água afluentes de Espanha nos últimos anos, face ao crescimento da utilização de água na parte espanhola das bacias hidrográficas. No futuro, as afluências de Espanha, bem como os escoamentos gerados em Portugal podem ainda vir a ser afectados em consequência da crescente derivação de caudais em Espanha, das transferências de água entre bacias hidrográficas e das mudanças climáticas".
Fonte: http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Agua/TextoSintese/Antecedentes/
Discuta a relevância da gestão da água para a sociedade portuguesa no quadro da dependência de Espanha e das alterações climáticas, com normas ditadas pela UE.









Sem comentários:

Enviar um comentário