terça-feira, 23 de agosto de 2011

Relações De Poder e Instâncias Mediadoras Na Introdução e Uso Dos Equipamentos e Sistemas Técnicos

1. Relacione a obsolescência programada e a obsolescência perceptiva como processos de encurtamento do ciclo de vida dos produtos incompatíveis com o desenvolvimento sustentável.


A obsolescência programada é a designação que define a durabilidade de um produto ou bem que é programado para ter uma vida curta, com o objectivo de que o utilizar/comprador adquira estes produtos com alguma regularidade e tenha que os substituir, por exemplo devido a estes deixarem de funcionar.
Existe o exemplo das máquinas de lavar roupa que são projectadas para durar +-5 anos, obrigando assim ao consumidor adquirir nova máquina quando esta avaria.

A obsolescência perceptiva é a redução da vida útil dos produtos quando estes ainda se encontram em funcionamento. Os criadores destes produtos aproveitam para lançar os produtos com aparências inovadoras, mantendo as principais funcionalidades dos que acabam por ser considerados ultrapassados. O consumidor é levado pelo modernismo acabando por adquirir um produto identico ao que já tinha. 
Verifica-se este tipo de obsolescência por exemplo no pronto a vestir (moda).
A durabilidade elevada dos produtos em geral, levaria à insustentabilidade no mercado devido ao baixo lucro que os fabricantes teriam na comercialização.


2. Enquadre a descontinuação dos produtos na perspectiva da questão anterior.


Com o avanço da tecnologia e o lançamento cada vez mais acelerado de novos produtos, tem-se uma infinita gama de produtos disponibilizados no mercado. Actualmente, para uma empresa se tornar competitiva no mercado, deve estar sempre a renovar os seus produtos. Os fabricantes aplicam estratégias da descontinuidade dos seus produtos dentro do ciclo de vida do produto.

3. Problematize estas questões tendo em consideração os Direitos do Consumidor.

Estas questões podem surgir de forma problemática para o consumidor e fabricante.
Na maioria das vezes os produtos necessitam, apenas, de uma pequena reparação ou da substituição de peça, mas como os produtos saíram do mercado e já não se fabricam essas pequenas peças, os produtos ficam inutilizados tendo que ser substituídos por novos dando assim continuação ao ciclo do consumo.No entanto, os direitos do consumidor existem para salvaguardá-lo destes e de outros problemas que possam surgir.
O fornecedor é obrigado a facultar ao consumidor o acesso a todos os dados referentes aos produtos que deseje adquirir. Isso inclui a informação sobre preços, composição dos produtos, duração dos mesmos, garantias e assistência pós-venda. Estas informações tem por objectivo prevenir os abusos dos prestadores de bens e serviços e proteger o
consumidor de interesses económicos.
Só depois de informado e estando de acordo com todos os dados fornecidos, o consumidor, deverá/poderá assinar o contrato de compra. No entanto, se houver incumprimento do contrato por parte do prestador de serviços, o consumidor pode:


->Exigir o cumprimento integral
->Rescindir o contrato
->Declarar ao fornecedor que o acordo perde o efeito
->Pedir o reembolso de todos os valores entregues
->Solicitar uma indemnização ou compensação pelo prejuízo sofrido



4. A garantia dos equipamentos é assegurada pelos fabricantes independentemente dos vendedores. Refira o papel da garantia na defesa dos direitos do consumidor.

A garantia associada ao produto aplicada pelo fabricante é uma medida aplicada para a protecção dos direitos do consumidor. Quando os equipamento adquiridos revelam defeitos, o consumidor pode exigir a sua substituição, a reparação do defeito, a redução do preço, a extinção do contrato ou a devolução do montante pago.
No entanto conforme os equipamentos existem prazos para comunicar defeitos detectados. Dois meses se a irregularidade envolve um bem móvel e dois anos se envolvem um bem imóvel. Sempre que é reportado um problema no equipamento ou serviço o prazo da garantia é suspenso, sendo reiniciado assim que a irregularidade for resolvida. O fornecedor ou prestador de serviços tem trinta dias para reparar o defeito do bem ou serviço em causa.

Existem tambem garantias que são asseguradas pelo vendedor no primeiro mês após a compra e nos meses seguintes até findo o período da garantia, é assegurada pelo fabricante.


5. Os equipamentos têm registado uma evolução histórica no sentido de aproximação à satisfação das necessidades do homem. Refira-se à necessidade que as empresas têm de “escutar” os consumidores para melhorar os produtos.

Devido à evolução dos equipamentos e à competitividade entre as empresas, cada vez mais é necessária uma apróximação ao consumidor. O desenvolvimento de estratégias de retenção de clientes estão associadas algumas vantagens para as empresas, nomeadamente: aumento da frequência das relações negociais, aumento do volume de negócios, redução de custos devido à diminuição da rotação dos clientes e clientes inactivos que podem novamente ser clientes activos.
Existem algumas regras criadas pelas empresas para obterem vantangens mais competitivas:
  • O relacionamento com o cliente é da responsabilidade da empresa.
  • Qualquer reclamação ou conflito por parte do cliente é provocado por uma falha empresarial, pelo que tem de ser analisada e resolvida.
  • A empresa deve perguntar-se constantemente o que pode ser feito para facilitar e melhorar a vida de seus clientes.
  • Ouvindo os clientes, as empresas podem se beneficiar e passar a ser voz activa no mercado.
6. Os produtos vão-se complexificando, exigindo do consumidor demasiados conhecimentos especializados que poucos têm paciência para adquirir. Por exemplo, a diversidade de lâmpadas no mercado é hoje enorme. Mostre que o conhecimento social é uma alternativa inteligente à impossibilidade de domínio técnico de todas as áreas.
O conhecimento social é o conhecimento sobre o que é criado pelas culturas e acontece através da interacção com as outras pessoas e o meio ambiente. Na sociedade de conhecimento em que hoje vivemos, pode ser uma alternativa a utilizar para identificar o produto adequado.         
Através da conhecimento social é possivel comparar as carateristicas dos produtos, preços, locais de venda e etc.


7. Verifique que o desempenho de um equipamento ao longo de um certo período de tempo, depende de factores intrínsecos e de factores extrínsecos.
O telemóvel para o seu bom desempenho depende de factores intrínsecos, marca (a qualidade dos componentes do aparelho) e extrínsecos (tipo de ambiente onde o aparelho é colocado) .

8. Em alguns equipamentos é importante que a sua fiabilidade seja de 100%, isto é, que estes não falhem durante o período de funcionamento. Apresente exemplos que mostrem que a tolerância de falhas varia com as situações. 

Na compra de um esquentador é vital que seja 100% fiável (característica da confiança, é a qualidade de algo que tem extrema confiança. Se algo ou alguém passa segurança e confiança, então temos a fiabilidade) porque, dessa segurança, depende a vida dos residentes na habitação onde este é montado.
Asegurança depende o bom funcionamento do sistema de ligação do gás, da condução do vapores entre outros.
Para que o sistema de gás funcione através do esquentador é necessário a visita de técnicos qualificados/certificados para que estes possam garantir o funcionamento a 100%.


9. Justifique a popularidade de sites relacionados com
queixas dos consumidores.

De dia para dia o número de utilizadores da internet aumenta, e a utilização de sites relacionados com queixas dos consumidores tambem vão aumentado a sua popularidade. Através deste interface é possivel qualquer cidadão registar/comentar as suas reclamações, dando a conhecer a se a partilhar toda a informação. Assim é possível avaliar a qualidade de determinado produto/empresa/marca através das reclamações existentes.
As queixas podem ser registadas a qualquer hora e em qualquer lugar, permitindo mais rapidez na constituição da queixa e quem sabe da resolução da mesma









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