segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DR4-Internet

A 4 de Outubro de 1957 a Russia enviou para o espaço o primeiro satélite criado pelo homem. Deram o nome de Sputnik, completava uma orbita em volta do Planeta Terra em 90 minutos emitindo sinais rádio com frequências que eram acessiveis a qualquer pessoa que tivesse um rádio receptor.
Em 1961 a universidade da Califórnia herdou da força aerea um computador IBM, designado por Q-32.
Os dados erem processados por lotes e em tempo diferido. Este processo que
satisfazia a maioria das necessidades de cálculo não se adequava à comunicação
entre computadores nem à transmissão de dados entre eles. Foi necessária uma investigação para que fosse possivel a construção de redes de comunicações de dados.
Com a existencia de várias redes associadas aos vários fabricantes surgia o problema de que cada um utilizava as suas linguagens de cominicação que se tornavam incompativeis uns com os outros, ou seja não era garantido que a mensagem enviada pelo emissor chega-se de igual forma ao receptor, desta forma não era possivel ter a confiança dos utilizadores. Uma das soluções encontradas foi a utilização de redes distribuidas, ou seja a mensagem ao ser enviada percorre os canais que conseguem garantir que esta é recebida pelo receptor com sucesso.  Foram criados computadores para processamento das mensagens, obrigando á criação de um protocolo de comunicações que regulasse o intercâmbio de mensagens estabelecendo as conexões, as interropia, as comutava e controlava o fluxo das
mensagens. A primeira rede passou a ter a sua linguagem própria através da rede telefónica normal com sistema de aluguede circuitos. Os iniciais quatro circuitos da rede foram ampliados para trinta, em Agostode 1972.
Foi em 1990 que nasceu a demoninação Internet (World Wide Web), passsou a ser um
sistema mundial público, de redes de computadores, ao qual qualquer pessoa ou computador, previamente autorizado, podia conectar-se. A infraestrutura utilizada é a rede de comunicações (acesso por dial'up).
Em Portugal a partir de 1994 o uso da Internet popularizou-se. Os orgãos de comunicação social passaram, em 1995, a difundir a existência e utilidade da Internet. Esta difusão provocou uma explosão da utilização da Internet em Portugal. Os jornais mais populares
editavam cadernos dedicados ao “assunto” Internet.
Actualmente existem vários operadores (ISP) que oferecem acessos gratuitos à Internet, ao contrário do que se verifica no início quando apenas existia um.
Em 60 anos a evolução foi tão repentida e tão imensa que cada um de nós deve procurar manter-se sempre informado acompanhando sempre as inovações tecnológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário